Temos 716 visitantes e 0 membros em linha

BIU World Network BIU English BIU Español BIU Português BIU Français BIU 中文 / Chinese BIU 日本語 / Japanes BIU Русский BIU Arabic / ال عرب ية
A A A

Bircham International University

 

Como estudar os livros?

 

Você já tem os textos...
Como começar a estudar?

Recebeu os livros de texto e as instruções pertinentes...
Sente na sua mesa, e então... o que fazer? Mais info...

 

1. REVISÃO RÁPIDA "Texto-1"
Comece a ler o livro assinalado no seu programa como Texto 1, sem concentrar-se demais nos detalhes. O objetivo é adquirir uma visão geral da matéria. Enquanto lê, aplique as técnicas de leitura e compreensão explicadas neste guia, como, por exemplo, ressaltar as idéias principais. Se durante o processo não entender algo, continue a leitura. Em muitos casos, essas questões serão esclarecidas no decorrer das páginas seguintes.

CONSELHO: Leitura de exploração e metas:
O primeiro é se familiarizar com o texto avaliando a extensão do tema, lendo os enunciados, os quadros, as palavras em negrito, etc... É necessário analisar qual é a estrutura do livro e calcular o tempo aproximado da sua leitura, para fixar objetivos semanais de estudo. Temos que ser realistas na atribuição desses objetivos. As metas impossíveis só produzirão desânimo e frustração.


2. CONCEITOS CHAVE & ÍNDICE.
Durante a leitura, anote as idéias que chamam sua atenção, as relações entre distintos conceitos e as correspondências com as suas opiniões. O objetivo não é memorizar, mas concluir a leitura do texto com um índice escrito de conceitos, resultado direto das suas anotações. Não se trata de realizar um mero resumo ou esquema do livro, e sim mostrar a interação desses conceitos e seu pensamento, ou, em outras palavras, sua própria interpretação das idéias do texto. Enquanto lê, anote seus pensamentos e opiniões, considere como aplicar tais idéias na prática, para assim enriquecer a qualidade da sua trajetória profissional. Anote isso também.

CONSELHO: Diferenciar o que já conhecemos e o que não.
Tem que se anotar e diferenciar o que ja conhecemos da matéria, dos novos conhecimentos que o libro traz. Este exercício prepara a mente para associar melhor os novos conceitos com os que já temos. Ter claro o propósito e a utilidade do que lemos incrementa notavelmente seu aproveitamento e memorização. Sempre temos que explorar os capítulos anterior e posterior ao que vamos estudar. Se fizermos isso, nossa mente assimila e compreende melhor, já que lhe damos uma visão mais ampla do contexto do que pretendemos aprender. Se surgirem dúvidas, devemos seguir lendo. Na maioria dos casos, se esclarecerão ao longo das páginas seguintes.


3. LEITURA ANALÍTICA "Texto-1"
Uma vez finalizada a rápida leitura de exploração do texto, devemos reler parágrafo por parágrafo classificando seu grau de dificuldade. Se um parágrafo é fácil e se entende claramente, se marcará na margem direita um sinal de exclamação (!). Se parece que se entende de forma regular, ou que é um pouco denso, se colocará um (X) na margen. Se acaso se torna muito complicado e difícil de compreender, se colocará uma interrogação (?). Depois de realizar esta classificação releremos o texto, segundo as seguintes pautas: Primeiro todos os parágrafos (X) e logo todos os parágrafos (?). Comprovaremos que ao ler de novo, os parágrafos (?) já não são tão difíceis ou complexos, inclusive nos surpreenderá como não fomos capazes de compreendê-lo durante a primeira leitura.


4. REDATE UM RASCUNHO DO RELATÓRIO "Texto-1".
Utilize as anotações do 2º passo, e desenvolva as idéias principais, tentando explicá-las da forma mais coerente e organizada. Tente basear a redação deste rascunho nas suas anotações, e evite ao máximo recorrer ao livro, exceto para consultar referências ou dados específicos (números, datas, etc...) que sejam difíceis de lembrar.

CONSELHO: Realizar um esquema-resumo.
Expor esquematicamente as idéias, os conceitos e as fórmulas. Isto constituirá o esboço do índice de conceitos das primeiras páginas do trabalho acadêmico requerido.


5. LEITURA DE REVISÃO "Texto-1".
Repasse de novo o texto 1. Desta vez, concentrando sua atenção nas partes ressaltadas durante la leitura geral. Contraste as explicações do seu rascunho com as explicações do texto. Analise as diferenças, e utilize-as para afinar sua compreensão das idéias principais. Agora já estará preparado para dar forma definitiva ao seu relatório, e deverá decidir as informações que incluirá ou excluirá do mesmo para respeitar os limites de 20 a 35 páginas.

CONSELHO: Leitura de revisão
Revisar tudo, e marcar com um asterisco (*) os parágrafos mais importantes e significativos. Colocar uma (V) nos parágrafos onde encontremos vocabulário novo. Sempre é mais fácil lembrar de uma palavra nova no seu contexto. Sublinhar é uma forma de resumir e preparar um texto para sua memorização. Não é o mais aconselhável para assimilar e entender.


6. PRODUÇÃO DO RELATÓRIO FINAL texto-1.
Cada autor persegue objetivos distintos quando escreve um livro, portanto, cada livro é diferente. É parte da sua tarefa decidir o que é importante e o que é secundário em cada um deles. As vezes um texto somente precisará ser resumido, enquanto que outras requerirá uma conceitualização mais elaborada. Pode acabar com poucas idéias principais, depois de ler um capítulo denso e extenso, ou, ao contrário, um capítulo aparentemente simples pode despertar inúmeras idéias, comentários e aplicações. O importante são os conceitos escolhidos para desenvolver no trabalho, e não toda a informação que contém o livro. Isto é, precisamente, o que deve aparecer no relatório, o que BIU valoriza mais, e o que fixará de forma permanente os conceitos chave na sua mente.

CONSELHO: Aplicar o aprendido:
Temos que comentar, aplicar e desenvolver o material estudado. Durante a leitura e o estudo é importante desenvolver nosso próprio critério. Se recomenda integrar todas estas idéias, e repassar os resumos antes de ir dormir. Durante o sono se incrementam os níveis de serotonina, e os conhecimentos se fixam melhor na memória.


7. REPITA ESTE PROCESSO: "Texto-2, e assim sucessivamente.
Continue com os textos e relatórios seguintes, assim como aparecem listados na folha de "Academic Assignment Control Form". Esta ordem não é arbitrária, já que cada livro complementa os seguintes. Seguindo a ordem estabelecida se resolverão muitas dúvidas, que de outra maneira surgiriam durante o processo de estudo.

Por favor, se tiver alguma dúvida, nos consulte.

 

 

Livros publicados

 

Conselhos para estudar em casa com efetividade. Mais info...

 

1. O uso de livros publicados.
Os programas da BIU são baseados em uma destacada seleção bibliográfica de livros publicados. A BIU prefere utilizar livros publicados do que manuais próprios, como fonte de conhecimentos para completar seus programas. A BIU acredita que em matéria de conteúdos, apresentação, estrutura de informação, casos práticos, exemplos, auto-ajudas e diagramas, a qualidade dos livros publicados é superior a qualquer outra opção. Além disso, o currículo dos autores destas publicações são dificilmente superáveis.

2. Sobre os livros designados:
O material do programa consta de uma série de livros de texto publicados, especificamente selecionados para garantir que sejam cumpridos os objetivos de aprendizagem. O estudante deve seguir a ordem de leitura estabelecida na folha Avaliação Acadêmica (AE Form)A ordem dos livros pode ser complementária ou dialética. A ordem complementária assegura uma aprofundamento progressivo na matéria. A ordem dialéctica apresenta distintos focos e pontos de vista sobre a matéria de forma que adquira uma perspectiva completa e integral da especialidade.

3. Aprendendo dos livros.
Toda a informação que oferece um texto é coerente? Claro que não! Existem maus escritores, redatores desordenados e editores ineficazes. Todos os livros designados pela BIU foram supervisados pelo Comitê Acadêmico e pelo departamento de pedagogia para garantir que sejam verdadeiramente funcionais, práticos e úteis para o estudante. Uma boa educação superior a distancia para adultos exige um bom material de base, que permita o desenvolvimento do pensamento crítico.

 

Uma boa educação deve ensinarr COMO pensar e não o QUE pensar. Mais info...

 

LIVROS DE TEXTO VERSUS MATERIAL ONLINE


A Bircham International University realizou uma cuidadosa pesquisa sobre a eficácia dos livros de texto, e o ensino on-line. As conclusões são as seguintes:

1. Extensão.
O ensino on-line provou ser muito eficaz para cursos curtos ou seminários de menos de 40 horas. O ensino on-line é motivador e pedagógico por suas possibilidades interativas em esquemas, diagramas, árvores de idéias, etc..., mas não é tão eficaz para conteúdos mais extensos.

2. Cansaço.
A leitura de estudo no monitor do computador cansa a vista e a mente depois de uma hora de intensa concentração. A leitura sobre um texto permite três vezes mais de tempo de concentração antes de alcançar os mesmos níveis de cansaço.

3. Versatilidade.
O tempo de estudo on-line está limitado à disponibilidade de um computador e de acesso a internet. A disponibilidade dos livros é mais versátil. Uma pessoa pode ler um libro em um trem a caminho de casa, sentado em um parque enquanto espera alguém, etc... O ambiente que rodeia o momento de estudo também tem um papel importante no estado de receptividade da mente.

4. Investigação.
A busca de conceitos é mais rápida através das páginas de um livro que em um monitor de computador (para conteúdos equivalentes a um texto de 600 páginas), exceto no caso de palavras ou frases exatas. A compreensão e inter-relação de conceitos é mais importante que a localização de dados desde a perspectiva da eficiência da educação superior a distancia

5. Comodidade.
Apesar da intensa utilização de computadores, nossa mente se sente mais cômoda enfrentando-se a um livro. Os textos permitem que tomar notas sobre eles, ressaltar textos, folhear diversas seções, e além disso são mais acessíveis, portáteis e podem ser lidos praticamente em qualquer lugar e circunstâncias.

Não importa quanta tecnologia, edifícios ou que decoração coloquemos ao redor de um estudante, o aprendizado real será consequência direta de um esforço e um processo mental que ninguém pode te realizar. Se quiser aprender, tem que fazê-lo. E não faz falta muita coisa exceto uns bons livros, um bom guia de estudos, e claro, seu esforço e processo mental.

Pensar é grátis, não pensar pode sair muito caro.

 

 

ESCRITÓRIO BIU - Contato ...
Se tem dúvidas, pergunte-nos. Informar-se não custa nada. :)

 

Testemunhos

Graduações

Professores

Escritórios